Confira como funcionará o reajuste dos valores e os prazos para acerto neste ano.

Motoristas de veículos próprios terão que lidar com diversas novidades em 2022 em relação ao acerto dos tributos e regularização de seus automóveis. 

Não bastando o IPVA, um dos encargos mais pesados para o bolso do brasileiro, ter ficado ainda mais caro este ano devido a valorização dos seminovos, agora o licenciamento também terá alterações, pelo menos no estado de São Paulo.

A primeira mudança será no reajuste dos valores cobrados pela regularização do veículo, que sofreu aumento de 46,45% para veículos seminovos, passando de R$98,91 para R$144,86. Modelos novos pagam o mesmo valor que os usados, mas em comparação a 2021, o aumento será de 9,9%,.

A mudança no calendário do pagamento do licenciamento 2022 proposta pelo Detran-SP é justificada pelo órgão devido à alteração da quantidade de parcelas que o IPVA poderá ser pago, passando de três para cinco cotas.

O prazo para acertar a documentação até ano passado começava em abril (veículos com placa final 1) e era distribuído ao longo do ano conforme as placas, sendo finalizado em dezembro.

Confira calendário do licenciamento 2022

No estado de SP, neste ano os pagamentos começarão a ser cobrados em julho com previsão de término em 31 de dezembro. Confira como fica mês a mês.

Placa do veículoPrazo para acerto
1 e 2Julho
3 e 4Agosto
5 e 6Setembro
7 e 8Outubro
Novembro
0Dezembro

fonte: https://www.contabeis.com.br/noticias/49945/licenciamento-de-veiculos-em-sp-tera-aumento-de-46-e-novo-calendario-em-2022/