Lendo esse artigo você vai saber o que é ERP, para que servem sistemas de gestão e como eles contribuem para seu negócio

iStock

Uma sigla recorrente ao se falar de gestão de negócios é “ERP” – ela está em todos os artigos que falam sobre o tema. Mesmo assim, muitos empreendedores, especialmente os de primeira viagem, continuam sem saber o que é ERP.

Se você está nesse grupo de empresários, veio ao lugar certo. Com a leitura desse post, você vai saber:

  • O que é ERP?
  • Para que serve um ERP?
  • Quais são os principais benefícios de possuir um ERP?
  • Todo negócio precisa ter um sistema integrado de gestão?
  • Como escolher um sistema de gestão?

Boa leitura!

O que é ERP?

A sigla aberta corresponde a “Enterprise Resource Planning“, que, se traduzida literalmente, significa “planejamento dos recursos corporativos”, no entanto, a melhor tradução em português para a expressão é “sistema integrado de gestão“. Em termos gerais, ERPs (ou sistemas integrados/softwares de gestão) são softwares que têm por propósito integrar os vários setores de uma empresa, possibilitando a automação de processos.

Muita informação de uma vez?

Vamos por partes: os ERPs são softwares, isso é, sistemas informatizados/eletrônicos que processam dados. Eles são compostos por módulos e funcionalidades que correspondem às áreas ou processos da empresa. Sendo assim, eles conseguem guardar informações de todos os setores do seu negócio em um único lugar.

Cruzando as informações das diferentes áreas do negócio, os ERPs são capazes de otimizar e automatizar várias tarefas que demandam esforço e tempo, como a gestão dos processos de compras, precificação, estocagem, vendas, comissionamento, financeiro, procedimentos fiscais e contábeis e até mesmo o controle de pessoal, para dar fluidez a procedimentos do dia a dia como conciliação bancária, fluxo de caixafórmulas de comissionamento, análise de lucratividade etc.

Para que serve um ERP?

Pelo que falamos, já dá pra ter uma noção da utilidade de um sistema de gestão, certo? Os ERPs realizam tarefas que são fundamentais para a boa gest ão de qualquer negócio de maneira automatizada. Isso diminui o tempo gasto com rotinas administrativas e possibilita a obtenção de dados mais assertivos sobre a sua empresa.

Com um ERP, é possível integrar instantaneamente as áreas de vendas e de estoque, por exemplo. Assim, quando é feito o lançamento de um produto vendido no sistema, automaticamente ele tem baixa no estoque. Os módulos integram-se entre si em tempo real, possibilitando um fluxo eficiente de informações e garantindo que nenhum dado se perca nesse entremeio.

No entanto, um dos principais ganhos que a utilização de um ERP traz para o negócio é uma gestão fácil de visualizar em sua totalidade. Com todos os dados disponíveis em um único lugar e facilmente acessíveis, é possível ter uma visão geral do negócio, o que contribui para a tomada de decisões mais assertivas, e ter mais tempo focado em melhorar processos e aumentar a lucratividade da empresa.

Ok, agora que você já sabe o que é ERP, é hora de conhecer os principais benefícios dessa solução.

Quais são os principais benefícios de possuir um ERP?

1. Base única de consulta

Como já falamos, utilizar um ERP te dá uma base única de consultas, afinal, todas as informações relevantes de qualquer área da sua empresa passam a estar em uma única ferramenta.

2. Agilidade nos processos internos

Os sistemas de gestão conectam todas as áreas da sua empresa, tornando automáticos os procedimentos diários, como a emissão de notas fiscais eletrônicas assim que uma venda é realizada. Com isso, você poupa tempo e torna os processos internos do seu negócio mais eficientes e seguros.

3. Redução de custos

Os ERPs também ajudam a reduzir seu custo com mão de obra, uma vez que executa automaticamente diversos processos operacionais. Também são mais vantajosos do que optar pela utilização de ferramentas de gestão diferentes para cada área da empresa ou usar planilhas informatizadas de controle – o que, além de não se eficaz, também não integra as informações do seu negócio em uma única plataforma.

4. Maior competitividade no mercado

No mercado atual destacam-se as empresas que mais investem em tecnologias de gestão, especialmente quando se trata de pequenas empresas. É uma triste realidade, mas se gestão valesse nota, os pequenos negócios seriam reprovados.

Por isso, investir em um ERP pode ser crucial para fazer sua empresa crescer.

Todo negócio precisa ter um sistema integrado de gestão?

Falando dos sistemas de gestão, eles parecem ser muito úteis em grandes empresas, onde é mais difícil integrar as áreas, certo? Mas, ERPs existem para atender a demanda de todas as empresas, afinal, todo negócio tem dois objetivos em comum: bom faturamento e crescimento.

Então, a resposta para essa pergunta é: “sim, todo negócio pode usufruir de um sistema integrado de gestão”. É claro que, a princípio, investir em um sistema de gestão pode não ser uma necessidade urgente, mas em algum momento seu negócio precisará de um ERP para se manter organizado e sustentável.

Além disso, mesmo se você possuir uma micro ou pequena empresa que está dando os primeiros passos no mercado, você precisa estar atento a possíveis otimizações de processos internos e a melhorias que podem ser feitas em sua estratégia. Nesse caso, não ter um ERP pode até não te prejudicar, mas a aquisição de um pode ser um verdadeiro diferencial entre o seu negócio e a concorrência.

Mas não adianta nada investir em qualquer ERP – é preciso procurar aquele que se adeque da melhor maneira possível ao seu negócio.

E como escolher um sistema de gestão?

Agora que você já sabe o que é ERP e quais são os benefícios de ter um, é hora de saber como escolher um sistema de gestão.

Antes de tudo, você precisa mapear o seu negócio e conhecer bem quais são os seus processos internos e quais são suas principais necessidades de gestão. Conhecer pontos fortes e fracos do seu negócio é uma etapa fundamental a ser realizada antes de investir em um sistema de gestão.

Além disso, é necessário verificar seu orçamento disponível para o investimento, avaliar o preparo de sua equipe para lidar com um sistema de gestão etc. Tudo isso irá garantir que você escolha a opção mais assertiva para o seu negócio e tenha um retorno sobre o investimento mais garantido.

Para saber mais sobre o que você precisa fazer para escolher um sistema integrado de gestão, indicamos que leia este e-book: “Tudo que você precisa saber para escolher um ERP“. Nele, damos ainda mais dicas para te ajudar a fazer um bom investimento em um sistema de gestão.

fonte: http://www.administradores.com.br/noticias/negocios/erp-o-que-e-e-para-que-serve/121507/