Confira serviços e apps que podem facilitar o aprendizado à distância

Estudar à distância é um desafio para grande parte dos estudantes brasileiros. Enquanto 2020 foi marcado pelas aulas remotas, a expectativa para este ano é que as aulas presenciais voltem ainda no primeiro semestre em diversas localidades. No entanto, o retorno deve ser gradual e, para viabilizar este momento, muitas escolas adotaram o modelo de aulas híbridas. O formato não se trata apenas da transmissão de aulas ao vivo, mas sim da integração entre aulas online e presenciais, alternando conteúdos que se complementam. Há, também, escolas e universidades que optaram por restringir o ensino ao ambiente virtual por mais um período.

As aulas voltam nesta segunda-feira (8) na rede pública dos estados de São Paulo e Rio de Janeiro. Outros estados também já confirmaram o retorno para o mês de fevereiro. A seguir, confira serviços, recursos e aplicativos para alunos que estão estudando integralmente à distância ou de forma híbrida em 2021. As dicas podem ser úteis para facilitar o aprendizado e ainda ajudar a intensificar os estudos nessa fase de adaptação.

EAD na pandemia: seis truques para estudantes na volta às aulas — Foto: Pond5

EAD na pandemia: seis truques para estudantes na volta às aulas — Foto: Pond5

Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

1. Pesquisar artigos acadêmicos em plataformas específicas

Google Acadêmico é uma ferramenta do Google que possibilita a busca por diversos materiais acadêmicos, como artigos científicos, dissertações, livros, teses de mestrado ou doutorado e citações usadas frequentemente. O sistema facilita a vida dos pesquisadores pois consegue reunir toda a literatura acadêmica publicada de forma aberta na web em um único lugar. De fácil navegação, possui um layout que lembra a página inicial do Google, com resultados que também aparecem por ordem de relevância.

Google Acadêmico é um sistema do Google para buscas de materiais acadêmicos — Foto: Reprodução/Carol Fernandes

Google Acadêmico é um sistema do Google para buscas de materiais acadêmicos — Foto: Reprodução/Carol Fernandes

Outra opção para quem busca por artigos acadêmicos é o Scielo, que tem uma proposta muito parecida com o Google Acadêmico, embora seja um pouco menos abrangente. O site possui uma ferramenta de busca avançada que pode ser usada por meio de filtros. É um bom recurso principalmente para quem precisa de artigos para usar em referências bibliográficas.

2. Criar slides diferentes e criativos para apresentações

A criação de slides pode ficar muito interessante com o Prezi. O software gratuito é desenvolvido em HTML5 e permite desenvolver apresentações criativas com templates personalizados, efeitos e transições animadas em um formato não linear. O recurso possibilita escapar das apresentações de slide tradicionais e oferece integração com plataformas de videoconferências, como o Zoom e o Microsoft Teams.

Prezi permite a criação de slides interessantes — Foto: Reprodução/Carol Fernandes

Prezi permite a criação de slides interessantes — Foto: Reprodução/Carol Fernandes

O conteúdo produzido fica salvo na nuvem e pode ser facilmente compartilhado com outros usuários. Além disso, é possível baixar o arquivo e salvar como documento para acessar sem precisar de conexão à Internet.Quatro aplicativos de resposta para estudar em casa para provasComo fazer um cronograma de estudos no celular com o Easy Study

3. Fazer mapas mentais dos estudos

MindMeisteré uma ferramenta de mapeamento mental online que ajuda a desenvolver diversas tarefas criativas. Por ficar armazenado na nuvem, pode ser acessado pelo navegador de qualquer computador, sem a necessidade de baixar nenhum arquivo ou atualização. Na criação do primeiro mapa, a ferramenta guia o usuário por meio de tutoriais sobre como criar e integrar tópicos, além de alertar para a possibilidade de incluir anexos, links e anotações.

App online ajuda a criar mapas mentais  — Foto: Reprodução/Carol Fernandes

App online ajuda a criar mapas mentais — Foto: Reprodução/Carol Fernandes

O mapa mental é um método que ajuda a visualizar melhor os pensamentos e ideias, promovendo a criatividade. Além disso, o formato pode ser interessante para incentivar a memória visual das anotações de pontos importantes que foram estudados.

4. Fazer anotações das aulas e armazenar arquivos em um só lugar

A interface do Evernote para desktop lembra um bloco de anotações aprimorado. O software, que está disponível para Windows e Mac, permite fazer anotações organizadas em cadernos, com textos formatados, coloridos ou listados com a possibilidade de incluir anexos, esboços e desenhos e feitos à mão. Ainda é possível adicionar lembretes aos itens anotados, além de incluir etiquetas para ajudar nas pesquisas e gravar áudios dentro de uma nota. A ferramenta também está disponível para celulares Android e iPhone (iOS).

É possível incluir anexos e escrever a mão no Evernote — Foto: Reprodução/Carol Fernandes

É possível incluir anexos e escrever a mão no Evernote — Foto: Reprodução/Carol Fernandes

Além disso, a extensão gratuita Evernote Web Clipper permite transferir uma página da Internet para o aplicativo. O recurso mantém o conteúdo da forma que foi anexado à nota, o que anula o risco de voltar para o endereço e encontrá-lo fora do ar ou enfrentar problemas para acessar.

Veja também: PowerPoint: dicas para usar melhor o programa

PowerPoint: dicas para usar melhor o programa

–:–/–:–

PowerPoint: dicas para usar melhor o programa

5. Utilizar extensões para verificar problemas de ortografia e gramática

A extensão LanguageTool, disponível para Chrome e navegadores baseados em Chromium, promete resolver os problemas com a ortografia e gramática dos textos. O programa encontra erros que um corretor ortográfico simples não consegue detectar. Além disso, ele identifica palavras repetidas, erros gramaticais ou de escrita e suporta mais de 25 idiomas, incluindo inglês, espanhol, francês, alemão e russo.

Extensão do Chrome tem corretor gramatical e ortográfico em vários idiomas — Foto: Reprodução/Carol Fernandes

Extensão do Chrome tem corretor gramatical e ortográfico em vários idiomas — Foto: Reprodução/Carol Fernandes

6. Organizar tarefas pessoais e trabalhos em grupo no Trello

Trello é uma ferramenta gratuita conhecida pela versatilidade e fácil adaptação. O recurso é utilizado especialmente para gerenciar projetos de acordo com as necessidades dos usuários. Pode ser usado para organizar desde planos pessoais como viagens e compras até estudos ou trabalhos em equipe. Com o app, é possível criar quadros e cartões de acordo com temas e objetivos.

Trello é versátil e permite comunicação entre os usuários — Foto: Reprodução/Carol Fernandes

Trello é versátil e permite comunicação entre os usuários — Foto: Reprodução/Carol Fernandes

Uma característica interessante é que, no caso de trabalhos em grupo, os usuários podem ser mencionados nos cartões, o que facilita a comunicação. Também é possível separar as etapas do projeto por categorias e acompanhar o andamento por meio de checklists, além de delegar funções para cada um. Pode ser acessado via smartphone, pelo navegador ou por meio do aplicativo para desktop, disponível para Windows e Mac.

fonte: https://www.techtudo.com.br/listas/2021/02/ead-na-pandemia-seis-truques-para-estudantes-na-volta-as-aulas.ghtml