Insper explica a diferença entre os cursos e o porquê do profissional sair na frente quando o assunto é mercado de trabalho

Divulgação

O conhecimento sobre uma profissão não acaba na faculdade. Hoje, existem diferentes cursos que possuem o intuito de ampliar a visão sobre determinada área. Entre as opções estão pós-graduação, MBA, especialização e mestrado. Este último, inclusive, se divide em dois grupos: acadêmico e profissional. Embora sejam cursos distintos, sempre acabam tendo seus conceitos misturados.

O mestrado acadêmico, como o próprio nome diz, é voltado para a academia. Foca em pesquisas e novos conhecimentos para a ciência. O mestrado profissional é mais próximo do mercado de trabalho. Ele tem o objetivo de traduzir estudos científicos para a indústria. Tudo de forma prática”, explica Charles Kirschbaum, coordenador de mestrado profissional no Insper. Vale destacar que os mestrados possuem uma carga conceitual maior do que os cursos de especialização e MBA.

No Insper, os mestrados oferecidos são profissionais. Isso porque a escola tem a missão de propagar conhecimento para o mercado de trabalho e entregar profissionais cada vez mais capacitados. Este módulo acerta essa proposta em cheio.

Porque optar pelo profissional

Os mestrados acadêmicos exigem total dedicação do estudante. É necessário ter disposição para comparecer a faculdade em horários comerciais. E nem todo mundo possui tal flexibilidade”, conta Rafael Souza, alumnus (aluno já formado) do mestrado de administraçãono Insper. “Ao optar pelo mestrado profissional consegui conciliar trabalho”, complementa. O curso oferecido pelo Insper têm aulas de segundas e quartas-feiras. Eventualmente, o aluno também deve comparecer às sextas-feiras e sábados.


Rafael Souza, aluno já formado do mestrado de administração no Insper

Outra vantagem é que os mestrados profissionais permitem aos alunos atuar como mestres em universidades – anteriormente, essa era uma possibilidade somente para quem fazia o acadêmico. Para contribuir com esse desejo, o Insper traz um método diferenciado. “Ensinamos técnicas avançadas de didática que possuem o aprendizado centrado no aluno”, diz Kirschbaum.

Foi esse motivo que levou Gabriela Luz Antibas, que tem a intenção de lecionar a médio ou a longo prazo, a escolher o mestrado profissional do Insper. “O curso mescla embasamento teórico com um olhar prático. Sem contar que pude rever, por meio de outro viés, assuntos que já tinha aprendido na graduação”, revela a aluna do mestrado de administração.

Thiago Fores, também já formado no mesmo mestrado, destaca que a mistura de prática e teoria ajudam a balancear o curso. “Todo conteúdo era de qualidade e levantava questionamentos ricos em sala de aula. Sem contar que focam bastante em estratégia, o que nos ajuda a pensar fora da caixa e procurar soluções que tenham valor”, comenta


Gabriela Luz Antibas, aluna do mestrado de administração

Com o intuito de formar profissionais que conseguem resolver problemas de forma autônoma, e que desconstroem conceitos já consolidados, o Insper oferece mestrados profissionais para economia e administração. O primeiro é ideal para quem trabalha no mercado financeiro ou em empresas e quer uma formação mais rigorosa com foco em conceitos de economia e finanças. O segundo é para os profissionais que desejam estudar gestão de maneira ampla.

Estrutura do Programa de Mestrado

Os mestrados do Insper têm duração de dois anos, sendo mesclado com disciplinas obrigatórias e optativas. No último trimestre, o estudante deve defender sua dissertação para uma banca qualificada. A faculdade concede o título de mestre a todos os graduados.

Uma ótima oportunidade de conhecer a instituição, detalhes sobre o curso e tirar todas as suas dúvidas é participando do Encontro com a Coordenação. Segundo Kirschbaum, o objetivo do evento é auxiliar candidatos no processo de análise e decisão pela instituição de ensino e programa que melhor atendam às suas expectativas.

O próximo Encontro com a Coordenação ocorre no dia 18/05 às 20h. A inscrição pode ser realizada nesse link: https://goo.gl/2DnERM.

fonte: http://www.administradores.com.br/noticias/carreira/academico-x-profissional-qual-mestrado-voce-deve-escolher/118526/