Nas diversas formas apropriadas ao entendimento

O fator primordial torna a importância do ato de comunicar, uma atividade essencial para a vida em sociedade, para a sobrevivência, felicidade, realização pessoal, profissional e de sucesso para qualquer ser humano. É uma ferramenta de integração, instrução, de troca mútua e desenvolvimento dentro dos contextos sociais e empresariais.

A raiz da palavra vem do termo latino communicare, que significa partilhar, participar algo, tornar comum.

A comunicação consiste basicamente em transmitir uma mensagem que pode expressar uma ideia, sentimento ou experiências, entre um emissor e um ou mais receptores. Através de um meio ou canal que gera uma reação objetiva ou subjetiva, pois neste último, não há como quantificar os resultados. Um outro elemento presente no processo comunicativo é o ruído, caracterizado por tudo aquilo que afeta o canal, perturbando a perfeita captação da mensagem. A comunicação se realiza através de tipos de linguagem pelos seguintes meios, verbal e sistemas de sinais não linguísticos. E ainda, se categoriza em individual e de massas.

Existem ainda, alguns tipos de comunicação que devem ser considerações:

• Comunicação social, tem como principal objetivo, analisar as relações existentes entre as mudanças sociais e as relacionadas ao modelo de comunicação e das informações, e o papel que é desempenhado através do desenvolvimento cultural na criação de opiniões.

• Comunicação organizacional, consiste nas diferentes formas de comunicação, Institucional, Interna/Administrativa e Externa/Mercadológica. É uma integração das filosofias inerentes a cada uma, que de forma convergente atuam em sinergia entre elas próprias. É a forma de somatizar todas as peculiaridades departamentais regidas de forma harmoniosa em detrimento dos objetivos da Organização.

• Comunicação e Tecnologia, à medida que as tecnologias da comunicação evoluíram, pessoas e organizações foram se adaptando a elas e tendo também os seus padrões sociais transformados. Com o advento da internet surgiram várias e novas formas de comunicação e os avanços não têm limites. Ressignificar as organizações tecnologicamente na comunicação, requerem constante aprimoramento

e investimentos nas ferramentas da gestão da Tecnologia da Informação.

A integração das tecnologias e das pessoas através da comunicação devem

ser o mais simples possível e com informações que possam dar subsídios para transformar quaisquer situações em soluções.

A realidade de hoje nos mostra o quanto necessitamos da comunicação. Estarmos conectados a todos e a tudo, é a verdadeira constatação de que ambas, comunicação e tecnologia, influenciam em nossas vidas e nas organizações.

A comunicação é de suma importância para estabelecer a integração e a interação nos relacionamentos.

Diante do paradoxo conceitual o significado ultrapassa e se renova constantemente.

A comunicação se reinventa nos seus vários dialetos e de forma universal, conseguindo atingir as pessoas e organizações, transformando pensamentos, ações e principalmente o conhecimento.

fonte:
https://administradores.com.br/artigos/a-import%C3%A2ncia-da-comunica%C3%A7%C3%A3o-2