Esteja preparado antes mesmo de começar a trabalhar

Começar bem um novo emprego é quase tão importante quanto ir bem no processo seletivo. É neste momento que os profissionais selecionadores e os chefes, em especial, ficam mais atentos ao comportamento do novo funcionário, visando descobrir se fizeram a escolha certa ou não, e se todas aquelas infinitas qualidades citadas no currículo e na entrevista são mesmo verdade.

E se a primeira impressão é a que fica, é bom ter muito cuidado e preparo para gerar uma boa imagem não só entre os chefes, mas também com os colegas de trabalho.

Por isso, confira abaixo algumas dicas para quem está começando em um novo emprego, elaboradas por Eliane Catalano, coordenadora de recrutamento e seleção da RH Nossa:

Preparare-se

Esteja preparado antes mesmo de começar a trabalhar! Vale pesquisar sobre a empresa na Internet ou com conhecidos, o que ela faz, qual é o seu histórico, o que ela vende (produtos, serviços, etc), dentre outras informações. Saiba qual será sua posição e como atuará com as outras áreas. Já tenha planos, pense em como irá trabalhar e de que forma irá se vestir ( importante investigar o ambiente da empresa e perguntar antes de ser contrato para não errar em sua vestimenta). Veja todos os detalhes (hora de almoço, se pode levar alguma coisa de casa para a sua mesa, quanto tempo vai levar para chegar) e nem pense em se atrasar, não somente no primeiro dia. Geralmente a empresa prepara uma integração no primeiro dia de trabalho e orienta o funcionário com informações de trabalho.

Deixe para trás as rotinas anteriores

Você foi contratado pelos seus conhecimentos e suas experiências, porém, está agora em uma nova realidade. Deixe para trás as rotinas anteriores e saiba que terá novas tarefas. Esteja com a cabeça aberta e se adapte à nova empresa, procure conversar com seus novos colegas, conhecer todos os setores da empresa e isso poderá ajuda-lo a entender melhor o seu novo ambiente de trabalho.

Se venda e entre na jogada

Não se intimide nos primeiros dias. Por ser uma pessoa nova, pode ser que seus novos colegas tenham a sua figura como alvo de piadinhas e brincadeirinhas. Tenha personalidade, leve na esportiva e seja você mesmo. Não se intimide quando todos estiverem te olhando. Mantenha a cabeça erguida, vença o nervosismo e atue normalmente. É normal esta curiosidade por parte dos novos colegas. O melhor a fazer é mostrar que você quer entrar nessa cultura da empresa.

Faça amizades

Comece uma rede de relacionamentos.Faça contatos e tenha um bom relacionamento com seus colegas de trabalho. Os outros colaboradores podem te ajudar com o trabalho e até mesmo no futuro. O melhor é ser amigo de todos e evitar estar fechado, isso pode ajudar a ter uma rede de networking e ajudar a entender o negócio da empresa onde você está trabalhando.

Esteja aberto(a) ao aprendizado

Caso cometa algum equívoco, não desanime e nem abaixe a cabeça. Claro que você vai cometer erros, é algo normal e até esperado nestes primeiros dias, então a dica valiosa é aprender com esses tropeços e seguir em frente. O fundamental é seguir focado, não perder a concentração e pedir sempre orientação. Não é vergonha pedir conselhos nestes dias e é o melhor momento para ir desenvolvendo o seu modo de trabalhar. Procure estar sempre atualizado e se mantenha atento com as ferramentas que a empresa utiliza, isso facilitará o seu trabalho e ajudará no desenvolvimento de suas atividades.

fonte: 
https://administradores.com.br/noticias/5-dicas-para-quem-esta-come%C3%A7ando-em-um-novo-emprego